EDIÇÃO 104 – OUTUBRO / 2015

 

Agradecimento especial aos nossos clientes: destaque do escritório na Chambers & Partners 2016

_____ 

A Justen, Pereira, Oliveira & Talamini foi o único escritório com sede no Paraná a ser incluído na primeira categoria da Chambers & Partners por sua atuação na área contenciosa judicial e arbitral (dispute resolution) no sul do país. A publicação inglesa se baseia em consultas aos clientes do escritório e a outros profissionais da área jurídica. Também destacou as atuações pessoais dos sócios Marçal Justen Filho (nas áreas de contencioso e de direito público) e de Eduardo Talamini (em contencioso). O reconhecimento dos nossos clientes é um forte estímulo para o aprimoramento do escritório e de seus integrantes. O resultado completo da pesquisa está disponível aqui.

 

Who’s Who Legal

_____

Em outubro, a Who’s Who Legal indicou Marçal Justen Filho como leading authority (principal autoridade) do país nas áreas de licitação e regulação. A nomeação consta da lista Brazil: Government Contracts Analysis 2015, que pode ser acessada aqui.

 

Comunicações CBAr (Curitiba – 30 de outubro e 19 de novembro)

_____

Dando sequência à programação das Comunicações do Comitê Brasileiro de Arbitragem – CBAr em Curitiba, ocorrerão mais dois debates nesse semestre. O primeiro terá como objeto a dissertação de Diogo Albaneze Gomes Ribeiro (mestre em direito administrativo pela PUC-SP) sobre a arbitragem no setor de energia elétrica. Será no dia 30 de outubro, às 9h00, no auditório da ARBITAC (R. XV de Novembro, 621, 5º andar). O segundo terá como objeto a dissertação de Diego Franzoni (mestre em direito comercial pela USP) sobre a arbitragem societária. Ocorrerá em 19 de novembro, às 9h00, no Espaço Executivo do Centro de Convenções do Sistema FIEP (Av. Comendador Franco, 1.341). As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas mediante e-mail para karina.riccio@bgcb.adv.br ou lucas.diniz@cbar.org.br.

 

Colóquio sobre o sistema brasileiro anticorrupção (Washington D.C. – 5 de novembro)

_____

No dia 5 de novembro, a George Washington University Law School, por meio do Government Procurement Law Program, realizará o colóquio The Fight Against Corruption: a Report from Brazil. Cesar Pereira fará sua exposição sobre os acordos de leniência e o papel do CADE na luta contra a corrupção nas licitações públicas. Rafael Wallbach Schwind discorrerá sobre as medidas de autossaneamento (“self-cleaning”) no Brasil com uma abordagem comparativa entre o direito norte-americano e europeu. Maiores informações sobre o evento e como inscrever-se podem ser obtidas no FCPA Blog.

 

Um processo pra chamar de seu

_____

Eduardo Talamini examina como uma única norma do novo Código de Processo Civil de 2015 tem a potencialidade de alterar significativamente a feição de institutos processuais clássicos. Trata-se da regra que autoriza negócios jurídicos processuais atípicos (art. 190), que é ainda cotejada com outra, que permite às partes definir consensualmente as questões de fato e de direito controvertidas (art. 357, § 2º). Leia mais.

 

Serviços públicos vs Inovação

_____

O surgimento de novos serviços propiciados pelas inovações nos campos das telecomunicações e tecnologia da informação suscita questionamentos sobre a compatibilidade da inovação com o regime jurídico da prestação dos serviços públicos. Aplicativos móveis inovam a forma de prestação de determinados serviços, criando tensão com os prestadores de serviços públicos. Essas questões são examinadas no artigo elaborado por André Guskow Cardoso. Leia mais.

 

A capital do processo civil

_____

Foi o título adequado para Curitiba na semana entre 19 e 25 de outubro. De 19 a 22, realizou-se congresso sobre o novo CPC. Organizado pela ESA/OAB, o Instituto Bacellar e a AGU, o evento contou com mais de 1.300 inscritos e a participação de alguns dos mais importantes processualistas paranaenses e do Brasil. Entre 23 e 25, ocorreu o VI Fórum Permanente de Processualistas Civis FPPC, mas de quatrocentos professores, pós-graduandos e especialistas na matéria reuniram-se para discutir o novo Código. Foram aprovados 88 novos enunciados, além da revisão e cancelamento de enunciados de fóruns anteriores. Eduardo Talamini foi um dos coordenadores de ambos os eventos, que que também participaram vários integrantes do escritório, com destaque para Paulo O. Amaral​, que foi palestrante no primeiro deles e relator temático no segundo.

 

Torradas do IBDP

_____

O Instituto Brasileiro de Direito Processual (IBDP) tem novo projeto, o “Café com Torradas”: um expositor defende por quinze minutos sua tese, para ser criticada por dois debatedores, tendo, depois, o direito de réplica. A pré-estreia foi em São Paulo, em setembro. O evento nº 1 ocorreu no dia 22 de outubro, em Curitiba, onde o advogado Paulo Osternack Amaral defendeu seu ponto de vista sobre convenções processuais probatórias e receberá a crítica de Teresa A. Alvim Wambier e de Sérgio ​C. Arenhart. O projeto é coordenado nacionalmente por Eduardo Talamini e Heitor V. Sica. Mais informações sobre as inscrições (gratuitas) podem ser obtidas aqui.

 

Compartilhe:

LinkedIn
WhatsApp

Cadastre-se



Cadastre-se