EDIÇÃO 226 – DEZEMBRO / 2025

Premiações

_____

A Justen, Pereira, Oliveira e Talamini e seus advogados encerram o ano com muitas comemorações em razão dos vários reconhecimentos alcançados. Além das premiações divulgadas nas edições anteriores (InfoJusten 224 e InfoJusten 225), no mês de dezembro o escritório foi incluído na Shortlist 2026 da Legal500 Brazil Awards, passando a concorrer na categoria Public Law Firm of the Year (premiação já obtida em 2024 – confira aqui).

 

2025 Ciarb Presidential Handover

_____

Em 4 de dezembro, Cesar Pereira foi empossado como Presidente global do Chartered Institute of Arbitrators (Ciarb) para o ano de 2026. A cerimônia de transmissão da medalha presidencial ocorreu no Central Hall Westminster, em Londres, durante a London Arbitration Week, e contou com a participação do Presidente Mohamed Abdel Wahab e do CEO global do Ciarb Don MacIntyre. Assista ao discurso de posse aqui ou leia-o aqui

 

Prova digital na arbitragem em tempos de desinformação: autenticidade, ônus probatório e limites da cooperação judicial na busca da verdade

_____

A incorporação da inteligência artificial à arbitragem levanta questões relevantes sobre autenticidade da prova digital, distribuição do ônus probatório e preservação dos princípios fundamentais do procedimento arbitral. O artigo de Emilly Moreira de Souza e Luiza Borsatto Galera com a orientação de Cesar Augusto Guimarães Pereira analisa os principais riscos e diretrizes relacionados ao uso da IA na produção da prova arbitral, à luz da doutrina e das iniciativas regulatórias recentes. Leia Mais.

 

Apuração de haveres: o entendimento do STJ no REsp 2.063.134/MG

_____

Em agosto de 2025, o STJ entendeu que, na omissão do contrato social, prevalece o critério subsidiário legal para cálculo na apuração de haveres em dissolução parcial de sociedade. A decisão consignou que a utilização do método de fluxo de caixa descontado é inviável nesses casos, ainda que em face da ausência de documentação solicitada por perito. Esse julgamento, que representa o entendimento recente sobre a matéria, foi examinado por Fernando Boselli Beleski Carvalho de Oliveira e Mariana Rostyslavivna da Costa Tronenko, sob a orientação de Marina Kukiela. Leia Mais.

 

Licitação Pública e reserva de cargos para PCD e reabilitados: desafios na habilitação de licitantes

_____

A exigência de cumprimento da reserva de cargos para pessoas com deficiência e reabilitados da Previdência Social como requisito de habilitação nas licitações tem gerado debates relevantes. A jurisprudência recente do TCU e da Justiça do Trabalho indica que não basta a análise da certidão do MTE: é necessário avaliar o esforço efetivo do licitante para preencher as vagas, considerando medidas concretas adotadas. Jefferson Lemes dos Santos analisa os dilemas e propõe soluções para o tema. Leia Mais.

 

Desafios para a implementação do credenciamento por meio do Sistema de Compras Expressas – Sicx (Lei 15.266/2025)

_____

O comércio eletrônico, por meio do Sistema de Compras Expressas (Sicx), promete atribuir maior celeridade às contratações públicas. No entanto, a nova modalidade de credenciamento traz consigo desafios práticos e normativos importantes. O artigo de João Pedro Lima de Vasconcellos e Gabriel Frozi Antunes Carbonera analisa esses desafios e discute a necessidade de uma regulamentação rigorosa e de uma reforma legislativa mais ampla para o sucesso do Sicx. Leia Mais.

 

Sustentações orais no Poder Judiciário em xeque (Resolução 591/2024 do CNJ)

_____

A sustentação oral do advogado é mecanismo essencial para garantir o contraditório e a ampla defesa nos processos que tramitam no Poder Judiciário. Contudo, a sustentação oral síncrona, efetiva e influente está em xeque diante da edição da controversa Resolução 591/2024 do CNJ. Confira a análise de Eduardo Haas Blume sobre o tema. Leia Mais.

Compartilhe:

LinkedIn
WhatsApp

Cadastre-se



Cadastre-se

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.